terça-feira, 14 de abril de 2015

Aula 2
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa




     A aula ministrada pela professora Andréa, teve início com o assunto Letramentos: novos letramentos, explicando uma abordagem mais detalhada do filme " A pequena miss sushine ", onde ela (professora) mostrou a resenha crítica do filme na visão de Mario Abbade; e apresentou a gente (aos alunos da sala) uma visão mais detalhada do filme,sendo assim,o real objetivo do filme,ou seja, visão dentro do contexto, onde a leitura e escrita como uma prática social, isto é, um contexto voltado para a sociedade em um sentido mais amplo.
     logo de início a aula, abordou o assunto Letramentos: novos letramentos, explicou de fato o que é leitura e escrita com prática social, sendo questionada o que seria de fato " leitura e escrita como prática social ", explicou o que seria prátia social? que sobre o meu intendimento,seria numa sociedade a comunicação é fundamental que a partir daí a interação,que a partir da interação,a um diálogo que toda ação resulta numa reação  vive-versa, por fim, forma uma construção identitária, isto é, um posicionamento num contexto voltado para a coletividade.Dando sequencia a aula explicou o sentido, isto é, construção do texto, formado por varias linguagens, diversidade cultural etc.Entretanto,tudo isso voltado para um contexto mais amplo, para  coisas voltadas a economia, as políticas públicas (cidadania), pluralismo cívico (diversidade).
     Já ao explicar a resenha crítica de Mario Abbde e analisando o filme que assistimos em sala de aula (A pequena miss sunshine) deu-se um posicionamento a uma crítica positiva (leitura siuperficial); explicando também as categorias linguíticas, apontando no filme a presença de um campo lexical que aponte para o contexto das políticas neoliberais, que o filme ganhou status internacional, e apresentou que o filme não tinha uma fórmula para tal sucesso, que seria uma metáfora ( filme=sucesso), cujo tema sera uma " uma família disfuncional ".
      portanto, deu-se termino a aula, dando um ponto mais detalhista, pedindo o tema, o contexto e o sujeito no texto,sendo assim, para o tema há um deslocamento (contexto individual), isto é, competição individual, sendo tudo isso voltado para um contexto social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário