sexta-feira, 17 de abril de 2015

Aula 3
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa



     A aula ministrada pela professora Andréa, que ocorreu o dia 13 de abril deste ano, para a disciplina (leitura e produção e textos em língua portuguesa), deu-se início com a revisão sobre determinado questionamento sobre "o que é ler e escrever"; seguindo a aula, os alunos deram suas opiniões a respeito sobre o que de fato é ler e escrever e; em segunda e última análise uma colega da sala leu a crônica '' As mil e umas noites" um texto do autor Rubem Alves, que a partir daí a professora (Andréa) fez-se uma análise no texto, ou seja, o real objetivo do textos numa abordagem mais detalhista, e relacionando esse texto com os tipos de discursos proposto na sala de aula, que são: discurso híbrido, direto e indireto.
     De fato a aula começou com uma revisão do que é "ler e escrever" num contexto mais amplo, que a partir dái sobe o meu intendimento é abordar um texto, isto é, fazendo-se uma análise mais detalhada, ou seja, enxergar no texto, a escrita e a fala, uma visão mais social, voltada para um contexto econômico, político etc. 
     A partir deste ponto de vista, fez -se uma leitura na sala de aula do texto " As mil e uma noites" do autor Rubem Alves, buscando informações do texto que o que de fato o texto mostra, que seja sexo pelo sexo, quando se trata de algo físico, cujo esse modelo não dá mais; apontou outro tipo de sexo(alma); que por fim propõe o Amor eterno; entrando nessa perspectiva quais as vozes que propõe o amor eterno?dando exemplos, como: a igreja, a tradição (atualidade mai conservadora) / (moralista).
     dando seguimento a aula, fez-se uma análise do texto com o assunto os tipos de discursos, discursos esses que apareciam no texto, apresentando o discurso citado- As formas como ele(Rubem Alves) mobiliza as vozes como: quem ele cita, como ele cita ( o amor eterno ) numa questão de estilo- com uma inversão e/ou discurso erótico, apresentando a crônica como uma linguagem cotidiano, cuja a narrativa é uma contação de história.
     Por fim, passou uma atividade, relacionando o texto jornalístico com os assuntos de discurso híbrido, direto e indireto e apresentou também como é formado,ou seja, a sequência de um texto jornalístico e o que de fato o jornal nas suas diversas camadas apresenta, enquanto, no topo do texto jornalístico tem-se a manchete, logo abaixo apresenta a submanchete... a fotografia, legenda, data/lugar e autos. E apresentou o que o jornal oferece como: notícia, relato, relato de caráter público, relato de caráter de rescência e a narrativa propriamente dita.

Observação: uma colega da gente ( Ju Krisam=3 ) mostrou o blog dela dentro da sala de aula, que serviu de base para poder ajuda a todos que estavam presente, dando opiniões e sugestões.
  
   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário