sexta-feira, 8 de maio de 2015

(referente a aula do dia 23 de março de 2015- aula virtual 1)
leitura e produção de textos em língua portuguesa





  A aula proposta pela prof. Andréa, nada mais que um conteúdo colocado blog dela,  lptlp2015a.blogspot.com, serviu como texto de base, a teoria dos gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e os mutiletramentos, texto este que apresentava vários tópicos, como: os multiletramentos e os textos contemporâneos; desafios dos textos contemporâneo:texto/enunciados multissemióticos;  textos/enunciados multissemióticos: desafio para a teoria dos gêneros de discurso; ainda desafiando a teoria: híbridos de cultura e de linguagem em um vídeo clipe.
        Por exemplo, o texto começa articulando a contemporaneidade e, sobretudo, os textos/enunciados contemporâneos colocam novos desafios aos letramentos e às teorias, dando o conceito de multiletramentos, articulado pelo grupo nova de Londres, buscar justamente  apontar, já de saída por meio de prefixo "multi", para dois tipos de "múltiplos" que as práticas de letramento envolvem: por um lado, a multiplicidade de linguagens, semioses e mídias envolvida na criação de significação para textos multimodais contemporâneos e, por outro, a pluralidade e diversidade cultural trazida pelos autores/leitores contemporâneos a essa criação de significação. além disso, o grupo tinha em mira, já em seus momentos iniciais (1996), uma questão aplicada maior relevância e que nos é cara: O que é uma educação apropriada para mulheres, para indígenas, para imigrantes que não falam a língua nacional, para falantes do dialetos não-padrão? o que é apropriado para todos no contexto de fatores de diversidade local e conectividade global cada vez mais críticos? LONDON GROUP, 2006(1996), P.10. Ou que seja, na contemporaneidade, uma educação linguística adequada a um alunado multicultural se configura, segundo a proposta, como aquela que possa trazer aos alunos "projetos (designs) de futuro"(passim, tradução nossa) que considerem tres dimensões: a da diversidade produtiva (no âmbito do trabalho), a do pluralismo cívico (no âmbito da cidadania) e as das identidades multifacetadas (no âmbito da vida pessoal)(KALANTZIS; COPE, 2006a).Um âmbito relativamente abandonado  nessa elaboração teórica é justamente o campo da (re)produção cultural.
       Portanto, como não temos mais espaço, esperamos que esta análise possa demonstrar como a teoria de generos de discurso do círculo é, como dizem as idealizadoras desta coleção, "inclassificável", ou seja, não é datada e não restringe aos generos contemporaneos  a seus autores, além, é claro, de superar em muito as análises propostas nas teorias contemporaneas , fragmentárias e caudatárias da linguística, que resenhamos antes, pelo fato de focar a análise da forma não por si mesma, mas em busca da enunciaçãodos temas.

outros blogs: www.divaneideoliveira.blogspot.com


     





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